Agendamento INSS 2017

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) trabalha em conjunto com a Previdência Social, ele é responsável pelo pagamentos dos benefícios concedidos pela previdência social aos trabalhadores brasileiros. Porém, os servidores públicos entram no INSS. Existem algumas opções de agendamento e atendimento para o INSS.

Atendimento INSS 2017

publicidade

Benefícios concedidos pela Previdência Social em 2017

  • Aposentadoria por idade e invalidez

  • Auxílio doença, doença por acidente de trabalho e acidente

    publicidade
  • Pensão morte

  • Salário Maternidade

    publicidade
  • Reabilitação Profissional

  • 13º Salário

  • Entre outros

A contribuição para o INSS é importante pois garante um recebimento mensal de um salário para o aposentado. Além de garantir o direito ao auxílio doença em caso de acidentes ou problemas de saúde.

Muitas pessoas que contribuem com a Previdência Social não sabem nem da metade dos benefícios que tem direito. Por isso, muitos deixam de receber os benefícios, por de conhecimento dos seus direitos. Aqui vou te mostrar alguns dos benefícios concedidos pelo INSS.

  • Salário Maternidade: reservados apenas para mulheres que estão desempregadas ou são trabalhadoras rurais e que estão grávidas.
  • Auxílio Reclusão: este benefício é destinado para os cidadãos que se encontram presos porém que antes foram contribuintes da previdência social. Para manter o benefício, é preciso comprovar de três em três meses que o beneficiado continua preso para continuar recebendo o auxílio mensalmente.
  • Aposentadoria por Idade: este benefício é destinado aos trabalhadores rurais e urbanos. A aposentadoria é feita mensalmente no valo de no mínimo um salário mínimo. Para se aposentar o contribuinte da área urbana deve ter 65 anos ara os homens e 60 anos para as mulheres. Para os contribuintes da área rural as mulheres devem ter 55 anos e os homens devem ter 60 anos.
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: é destinada para os contribuintes que já contribuíram entre 30 e 35 anos. Para as mulheres são 30 anos e para os homens são 35 anos.
  • Aposentadoria Especial: é destinada para os trabalhadores que possuem uma profissão que coloca em risco sua saúde ou sua integridade física. Neste caso o tempo de contribuição é de 15, 20 ou 25 anos, dependendo do riso da profissão que a pessoa exerce.
  • Aposentadoria por invalidez: este benefício é destinado para os trabalhadores que estão impossibilitados de trabalhar devido alguma doença causada pelo ambiente de trabalho ou acidente no trabalho.
  • Pra ter direito a essa aposentadoria é preciso ser contribuinte da previdência social antes de sofre o acidente ou contrair a doença. Exceto para doenças mentais ou degenerativas.
  • Aposentadoria Especial do Professor: este benefício é exclusivo para todos os trabalhadores do ramo da educação como, professores, diretores, coordenadores, entre outros. Devido a este benefício, o tempo de contribuição cai para 30 anos para os homens e 25 anos para mulheres.
  • Pensão por Morte: para ter direito a este benefício, você precisa comprovar que tem ligação com o contribuinte que morreu. Para o dependente que já recebe a aposentadoria do INSS, o benefício é transferido automaticamente.
  • Auxílio Doença: Para ter direito a este benefício é preciso que o contribuinte tenha pelo menos 12 meses de contribuição antes da doença ser constatada. Este benefício é destinado aos trabalhadores que ficarem doentes e precisarem se afastar do trabalho.

Agora que você já conhece todos os benefícios que o INSS tem para você, não deixe de requerer os seus direitos, caso você se encaixe em uma das situações citadas acima. Afinal, se você é um contribuinte, esses benefícios são um direito seu e você pode e deve correr atrás deles.

Agendamento e Atendimento INSS 2017

Para entrar em contato com o INSS você pode ir até uma Agência de Previdência Social mais próxima de você, pelo telefone ou pelo site.

Para saber onde tem uma Agência de Previdência Social mais de você, siga o passo a passo a seguir:

  1. Passo: Entre no site da previdência social www.previdencia.gov.br
  2. Passo: No canto esquerdo procure por “Institucional”
  3. Passo: Na página, clique em “INSS”
  4. Passo: Clique em “Redes de Atendimento”
  5. Passo: Clique em “Localize agora a unidade de atendimento mais próxima”
  6. Passo: Vai abrir uma página para que você informe o seu CEP e o sistema irá buscar o endereço da unidade mais próxima.

Pelo telefone INSS: 135, é uma central de atendimento que permite que você obtenha informações e realize serviços de agendamento, entre outros, pelo telefone.

SAC 0800 INSS :  0800 728 0191

Pela Internet: acesse o site www.previdencia.gov.br, no site você encontra muitas informações e pode entrar em contato clicando em “Ouvidoria”.

Gostou do texto? Não se esqueça de deixar seu comentário. Até a próxima!

publicidade