Cadastro Seguro Desemprego


Para requerer o Seguro Desemprego 2016, desde o último mês de abril de 2015, tudo é feito online. O cadastro, no entanto, precisa de alguns cuidados do operador para que não haja qualquer erro no procedimento. Neste ano, entraram em vigor as novas medidas do Codefat, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que tornou obrigatório o envio do requerimento do Seguro Desemprego pela internet, eliminando os formulários anteriormente utilizados.

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O processo pode ainda gerar algumas dúvidas, como, por exemplo, a necessidade ou não do Certificado Digital, ou o site específico onde deve ser feito o requerimento.

Como fazer o Cadastro no Seguro Desemprego 2015 / 2016

Confira aqui o procedimento correto para não cometer nenhum erro:

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  1. Cadastro da empresa

Para fazer o cadastro da empresa é necessário ter todos os dados relativos a ela, como endereço, CNPJ, código de atividade, etc., além de um e-mail de contato, que só poderá ser utilizado para aquela empresa específica, além do nome do sócio representante da empresa e seu CPF.

  1. Cadastro do escritório ou responsável

Para gerenciar o processo é necessário que exista um responsável, seja da empresa ou do escritório de contabilidade. O cadastro segue os mesmos trâmites, solicitando dados para continuar qualquer procedimento.

  1. Senha de acesso

Visando manter a segurança e confiabilidade do processo, o sistema só poderá ser acessado através de uma senha, que será enviada através do e-mail cadastrado, sendo pessoal e intransferível, como toda senha.

  1. Acesso ao sistema

De posse da senha, o usuário poderá acessar a página novamente, informando se a empresa possui ou não o Certificado Digital. Caso ainda não tenha, isso deve ser informado no campo específico. Devemos lembrar que o Certificado Digital deverá ser obrigatório para todas as empresas nos próximos meses.

Após concluir o seu cadastro, saiba como receber o Seguro Desemprego.

Certificado Digital

certificado digital seguro desempregoO Certificado Digital é uma das maneiras mais simples de trabalhar com os sites voltados para as empresas, facilitando a vida dos empresários e dos usuários do sistema, principalmente quando se trabalha com esses procedimentos através de um escritório de contabilidade. Para o Cadastro do Seguro Desemprego, é um requisito necessário desde já, pois sem o Certificado não será possível gerar o requerimento do Seguro Desemprego, devendo ser feita uma procuração para o escritório de contabilidade, que deverá encaminhá-lo ao Ministério do Trabalho e aguardar que o processo tenha sequência.

As empresas que ainda não possuem o Certificado Digital devem tomar as providências necessárias para sua obtenção. Esse será o meio de trabalhar com todos os órgãos ligados à fiscalização federal e estadual, devendo ser também implantado para os procedimentos municipais em pouco tempo.

Com o Certificado Digital há mais segurança em todos os processos realizados com qualquer órgão, garantindo que a solicitação seja atendida com mais rapidez, eliminando praticamente todos os processos que exigiam documentos em papel.

Cuidados ao fazer o Cadastro do Seguro Desemprego 2016

seguro desemprego iconeAo fazer o cadastro do Seguro Desemprego, tome cuidado para seguir todos os procedimentos solicitados pelo site, evitando que haja erros ou incorreções.

Lembre-se que, na internet, um pingo é muito mais do que um “i”, ou seja, tudo deve estar devidamente cadastrado, da mesma forma como foi desde a legalização da empresa.

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