Portal Seguro Desemprego

O site do Ministério do Trabalho e Emprego criou o portal do Seguro Desemprego para manter um contato mais direto com o trabalhador, detentor do direito assegurado pelo programa criado em 1990 e que foi denominado Seguro Desemprego, tendo por finalidade, “prover assistência financeira temporária ao trabalhador desemprego em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e ao trabalhador comprovadamente resgatado do regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo”. Essa é a diretriz básica e esse é o direito do trabalhador.

ministerio-do-trabalho

publicidade

MTE Seguro Desemprego – Portal

O portal Seguro Desemprego, que pode ser acessado pelo endereço http://portal.mte.gov.br/segdesemp/seguro-desemprego.htm , é o meio mais seguro para que o trabalhador tenha todas as informações sobre esse direito garantido na Constituição Federal.

Não só no momento em que precisar buscar soluções para o problema de fazer a solicitação para o seu Seguro Desemprego, mas também para adquirir conhecimento. No portal Seguro Desemprego o trabalhador irá encontrar, desde a história do Ministério do Trabalho e Emprego até as mais recentes legislações que comandam a vida do trabalhador e do empresário, com seus direitos e obrigações.

publicidade

Programa Seguro Desemprego 2017 – MTE

Para conhecer melhor o programa Seguro desemprego, é preciso ter as informações corretas. A melhor maneira de poder se defender é conhecer os próprios direitos, nisso não resta qualquer dúvida.

seguro desemprego parcelasO tripé básico do programa Seguro Desemprego, além do pagamento das parcelas a que o trabalhador tem direito, também contempla as ações de Orientação Profissional, Intermediação de Mão de Obra e Qualificação Profissional. O programa também possui algumas outras atribuições, como gerar informações sobre o mercado de trabalho, identificar os trabalhadores que possuem Carteira de Trabalho e saber, através da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), quais as profissões mais solicitadas no mercado.

publicidade

Através do programa Seguro Desemprego ainda é possível às comissões estaduais e municipais de emprego, que fazem o acompanhamento e planejamento das ações do programa, orientar os trabalhadores. Para isso, o trabalho é feito em conjunto com o Sine – Sistema Nacional de Emprego, que busca recolocar os trabalhadores demitidos.

Sine

SINEO trabalho principal do Sine, de recolocação de trabalhadores demitidos, utiliza de informações sobre as exigências dos empregadores, que podem disponibilizar as vagas juntos aos seus postos de atendimento. Esta é uma maneira de, além da intermediação da mão de obra, promover a redução de custos para as empresas que estão procurando novos empregados e reduzir o tempo de espera para o recrutamento e seleção de candidatos.

O Sine, com o currículo do candidato e sua carteira profissional, direciona os candidatos para as empresas, dentro das especificações e características de cada vaga, buscando atender mais rapidamente as solicitações e, desta maneira, também busca reduzir o desemprego, intermediando e atuando praticamente como uma agência de empregos.

A clientela alvo do Sine, dentro do programa de Seguro desemprego, são os trabalhadores de uma maneira geral, que estejam desempregados e em busca de nova colocação; as pessoas portadoras de deficiências que, geralmente, têm mais dificuldade para encontrar emprego; os idosos e as pessoas que buscam o primeiro emprego.

publicidade